Clube KTM Portugal

Clube Oficial KTM

Embraiagem Magura

Aqui podes pedir ajuda aos mais experientes sobre uma determinada técnica que não domines(areia, lama, saltar, curvar etc.)
O Espaço está também aberto a quem quiser partilhar experiências que julgue interessante para quem está a aprender

Moderadores: ElioSilva, Chaves, HelSilva, Miglim, Paxx

Embraiagem Magura

Mensagempor dteusebio » segunda Oct 09, 2017 8:26 pm

Boas... a uns tempos comprou a minha Ktm Sx 250 do ano de 2000 e como esta ja vem com embraiagem Magura adorei a pressão que se tinha de utilizar ao apertar a manete de embraiagem mas ao fim de uns minutos comeca a sentir a fadiga de aperto reparei que e mais leve que as manetes de cabo de aço antigas mas mais rija que as embraiagens de algumas ktm e de outras marcas mesmo sendo embraiagem por cabo... reparei que quanto mais novo mais leve elas são de apertar...
Supondo que a minha embraiagem magura mota 2000 é igual a embraiagem de uma do ano de 2005 (Bem mais leve) por exemplo... será que o meu problema seja a viscosidade do oleo que eu tenho nao na bomba principal ou seja ca em cima mas sim no oleo da caixa de velocidades... atencao motas a 2 tempos
Qual e o vosso feedback ou alguns truques para reduzir essa fadiga?
Agradeço a todos e desejo os melhores dias em cima da cabra do mato ;)
Cumprimentos
Dteusebio
dteusebio
clementina

Registado: terça dez 25, 2012 4:59 pm

Re: Embraiagem Magura

Mensagempor ElioSilva » terça Oct 10, 2017 11:55 pm

Boas,

Experimenta trocar o óleo de embraiagem,(NOTA: AS EMBRIAGENS MAGURA GASTAM ÓLEO HIDRAULICO MINERAL),e vê como se comporta.Quanto ao oléo da caixa de velocidades se não o trocas á algum tempo,também aconselho que o faças,visto que este deve ser trocado +/- a cada 30H/40H.

:wink:
Imagem
ElioSilva
Moderador

Registado: sábado mai 31, 2008 9:33 pm

Mensagempor dteusebio » quarta Oct 11, 2017 11:38 am

Obrigado, o óleo mineral no reservatório coloquei o novo isso e o kit de reparação até ver não perde óleo nenhum...
O óleo da caixa estou a troca lo
Dteusebio
dteusebio
clementina

Mensagempor TiagoCar12 » quarta Oct 11, 2017 1:33 pm

dteusebio Escreveu:Obrigado, o óleo mineral no reservatório coloquei o novo isso e o kit de reparação até ver não perde óleo nenhum...

Além do kit de reparação podes e deves meter algumas coisas que mexem com o funcionamente da mesma e que são baratas:

Imagem

O 69, o 67 e tudo que se encontra para a esquerda.

Além disso podes e deves trocar as molas (32 e o 33).

Vai ajudar vais ver....

De resto só te posso dizer que eu sangro o óleo da embraiagem de 15 em 15 dias sensivelmente, dá aquela ajuda :wink:
KTM 300 XC
TiagoCar12
Power Member

Registado: terça nov 18, 2008 1:18 am

Mensagempor dteusebio » quarta Oct 11, 2017 1:56 pm

Em relacao ao nº 67 e 69 troquei o oring por um novo de resto a peça e a mesma, estes orings servem apenas para vedar o óleo mineral que esta na bomba secundaria nao se passar para o motor certo ? ate ai esta mudado
Em relacao as molas posso mandar vir pode realmente resultar... o veio do meio quando troquei os orings estava novo tambem acho que nao e dai o problema...
Agradeço as vossas respostas e ajudas ;) ja vou dar informacoes... ja troquei o oleo da caixa depois vejo se ha alguma diferença... mas essas molas sao a volta de 50€ e um pouco elevado mas vale a pena arriscar
Dteusebio
dteusebio
clementina

Mensagempor TiagoCar12 » quarta Oct 11, 2017 3:41 pm

Entre achar e ser vai uma grande diferença! :D

O questão do veio é sempre delicada, podes trocar de lado para ver se melhora (têm sempre desgaste).

Já vi alguns casos ( e eu próprio fui alvo de um e olha que ele numa superficie plana supostamente estava bom) que foram resolvidos dessa forma até vir um novo.

Muda-se sempre juntamente com a 36 (PRESSURE PIECE) porque é isso que vai fazer com que o seu accionamento seja uniforme, isso faz uma boa diferença..

A tua mota é de 2000, se fosse a ti meti por precaução o kit de reparação de bomba de água, do pinhão, e dos travões e orings no cilindro.

Aos poucos se for preciso mas é um mais valia e segurança......ao fim ao cabo será a diferença entre ficares apeado no monte ou não (se me perguntares a da bomba de água e cilindro são imperativas) :wink:

Ps: As molas custam 4€ cada x6 dá um total de 24€..
KTM 300 XC
TiagoCar12
Power Member

Mensagempor dteusebio » quarta Oct 11, 2017 4:14 pm

Sim as molas ja vi o preço gasto a volta de 50€ essas molas e o numero 33 .... em relacao a bomba de agua e afins eu fiz uma revisao grande ao motor e bombas de agua radiador ate cheguei a comprar uma balao FMF novo... ate ver esta impecavel tem 17 horas
aconcelhas a trocar esse veio e a peça 36 ? esse veio na altura cheguei o a tirar fora e pareceu me pouco gasto tanto de um lado como do outro.... como aquilo toca nessa peça 36 e do outro lado nao sei como e ele nao tinha nenhum desgaste
Dteusebio
dteusebio
clementina

Mensagempor TiagoCar12 » quarta Oct 11, 2017 10:17 pm

Já te dei o meu ponto de vista/conselhos..faz o que achares melhor.
KTM 300 XC
TiagoCar12
Power Member

Mensagempor ElioSilva » quinta Oct 12, 2017 2:38 am

dteusebio Escreveu:Obrigado, o óleo mineral no reservatório coloquei o novo isso e o kit de reparação até ver não perde óleo nenhum...

Que óleo hidráulico mineral estás a usar na embraiagem?

:wink:
Imagem
ElioSilva
Moderador

Registado: sábado mai 31, 2008 9:33 pm

Mensagempor dteusebio » quinta Oct 12, 2017 6:17 pm

E mesmo o da magura
Diz magura blood, óleo de cor vermelha
Dteusebio
dteusebio
clementina