Clube KTM Portugal

Clube Oficial KTM

Mudar de "Ramo"

Falem do que quiserem com quem quiserem quando quiserem.

Moderadores: ElioSilva, Chaves, HelSilva, Miglim, Paxx

Re: Mudar de "Ramo"

Mensagempor TiagoCar12 » terça nov 21, 2017 5:27 pm

Objectivos para 2018..

Iniciamos o ano no dia 21 de Janeiro com a Meia Maratona Manuela Machado (Meia Maratona de Viana do Castelo).

Tempo previsto, 1h45 ou inferior!

Tendo em conta que a ultima e única meia maratona que fiz foi no tempo de 1h50 o percurso n era fácil (400 metros de desnível) e que nunca tinha corrido mais de 13 km´s seguidos nem naturalmente fiz algum tipo de preparação especifica para este tipo de prova, esta marca é um objectivo bastante cauteloso/ponderado ou não viesse eu de uma lesão "intermitente".

Ao longo do tempo vou indo e vou vendo o que pode ser feito.

Estou a adaptar um plano de treinos de corrida ás minhas voltas de mota pois é dificil conjugar as duas modalidades.

Fotografia de hoje de manhã neste magnifico tartan Azul! 8)

Imagem

Começamos as visitas semanais á pista com um treino de 10m de warm up (5:15), 5x800m a 4:30 com 200 metros de jogging entre séries e 8m de cool down (5:30)
KTM 300 XC
TiagoCar12
Ready To Race

Registado: terça nov 18, 2008 1:18 am

Mensagempor HelSilva » terça nov 21, 2017 8:07 pm

Há algum tempo fiz um esquema semelhante (4 x 500m a 4:30) ... ou seja, correr à morte :) :) :)

Juventude ...

Dá-lhe com cautela
Cumprimentos Natalícios ... porque o Natal é quando queremos :) :) :)
HelSilva
HelSilva
Moderador

Registado: sábado nov 17, 2007 10:30 pm

Mensagempor HelSilva » segunda dez 18, 2017 9:17 pm

HelSilva Escreveu:Lá fui, à semelhança do ano passado, fazer a S. Silvestre de Ovar (desta vez a 2ª).

Com 55.21 do ano passado, a 5.33min/km, este ano achei que uma marca abaixo da hora seria bom; e foi:

Desta vez foram 55.04 a 5.31min/km... Estou passado :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Estiquei um bocado a corda: 162 pulso médio, com 177 de máximo :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Vamos ver a recuperação :wink:
Imagem

Depois dos 49.34 (4.57m/km) de 2016, este ano a 4ª S. Silvestre desafiava-me, já numa postura mais competitiva.

Melhorei a minha marca para 47.44 (4.47m/km), e mais uma vez uma grande satisfação, no fim de 6 meses de treino que incluiram também a meia-maratona, em Outubro.

Agora vou para "férias" dos treinos, tentando manter as corridas nas actividades semanais :) :)

Imagem
HelSilva
HelSilva
Moderador

Mensagempor Chaves » segunda dez 18, 2017 9:48 pm

Estou a ver que a sapatilha não pára Hélder!
Agora é fazer a devida recuperação calórica na época que se avizinha.. :)
Seria preciso ter a necessidade do pobre para gozar da fortuna do rico!
_________________GENERIC Enduro 250 2t ™_________________
Chaves
Moderador

Registado: sábado abr 23, 2011 8:20 am

Mensagempor HelSilva » terça dez 19, 2017 2:42 pm

Comecei logo no dia da corrida, à noite: maçã assada e um pão de ló inteirinho :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
HelSilva
HelSilva
Moderador

Mensagempor TiagoCar12 » quinta dez 21, 2017 3:21 pm

Malta, vocês não recebem o aviso de perigo de roubo de dados através do certificado do fórum?

:shock:

Bom tempo Helder, o trabalho compensa! :wink:

Eu cá ando a seguir um plano de treino para a Meia Maratona Manuela Machado/Viana do Castelo no dia 21 de Janeiro.

Saltei bastantes treinos das duas primeiras semanas de um plano de 8 (menos as séries e os longos de domingo) mas tenho seguido quase á regra e é para continuar..a mota faz bastante mossa.....mas vou começar a andar menos.

Veremos o tempo..na única meia maratona que fiz gastei 1h50 sem nenhum treino específico e sem nunca ter feito mais de 13km seguidos..

O plano de treino que estou a seguir é para baixar de 1h40 mas não é de todo crucial que o faça embora ache que vou andar lá perto.

Um exemplo de um treino deste semana; 3 km aquecimento mais farteck com 3x 1km médio/rápido e 1km lento mais 1km médio e um suave. Média de 156 bpm e sensação de esforço média. Ainda fiz mais 1.3km até chegar a casa como se pode ver na imagem.

Estou no bom caminho e é sempre reconfortante ver os resultados a aparecerem :wink:

Imagem

Parciais:

Imagem

E assim vai o mês de Dezembro:

(faltam 14km ao total)
Imagem
KTM 300 XC
TiagoCar12
Ready To Race

Mensagempor HelSilva » quinta dez 21, 2017 6:13 pm

Obrigado, Tiago... tu dá-lhe nesses treinos :)

TiagoCar12 Escreveu:Malta, vocês não recebem o aviso de perigo de roubo de dados através do certificado do fórum?

Explica lá isto :?:
HelSilva
HelSilva
Moderador

Mensagempor Chaves » quinta dez 21, 2017 10:22 pm

TiagoCar12 Escreveu:Malta, vocês não recebem o aviso de perigo de roubo de dados através do certificado do fórum?

Eu não...??
Chaves
Moderador

Mensagempor TiagoCar12 » domingo jan 21, 2018 5:31 pm

Segunda meia maratona concluída e com sucesso! :)

No meio da minha preparação especifica de 6 semanas (corrrida 3x por semana) acabei como já tinha dito por faltar a alguns treinos principalmente as séries longas e nunca fiz a parte dos strides!! :o cheguei entretanto á conclusão que as menos de 1h40 propostas não eram propriamente para mim (por ritmos impostos em alguns treinos) e também porque ando sempre o dia todo de mota ao fim de semana e isso pesa bem no lombo de um corredor.

Acabei por adaptar um pouco o plano e 1h42/1h43 era suficiente para ficar satisfeito.

Acabei por fazer 1h43 numa prova que embora o desnível do Garmin não o diga (estou para ver algumas variações em outros participantes....essa "estranheza" já foi mencionada por mim no passado mais para trás neste tópico) tinha 3 ou 4 subidas bem chatas e que fizeram mossa no tempo final como se pode ver nos parciais (km 6, 7 e 13 sobretudo), isso e uma dor de diafragma do lado esquerdo no final (vulgo de burro?) ao km 17 que me travou o meu "finish strong" :mrgreen: mas que felizmente consegui minimizar e terminar em relativo bom ritmo.

Da meia maratona do porto para esta consegui reduzir quase 8 minutos e com sensações óptimas, impecável!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Venha a próxima!! :D
KTM 300 XC
TiagoCar12
Ready To Race

Mensagempor HelSilva » domingo jan 21, 2018 10:14 pm

Fantástico, Tiago. Para chegar ao teu tempo só tenho de fazer 10 minutos a menos...

E o pulso como foi?
HelSilva
HelSilva
Moderador

Mensagempor TiagoCar12 » domingo jan 21, 2018 11:57 pm

HelSilva Escreveu:Fantástico, Tiago. Para chegar ao teu tempo só tenho de fazer 10 minutos a menos...

E o pulso como foi?

Aquelas subidas e especialmente "a dor de burro" deram-me um amargo de boca.. :twisted:

Mas foi o que tivemos!

Vi agora o tempo provisório, deu 1h44:01 oficial...o chamado morrer na praia! :lol:

Este relógios de pulso a medir pulsação não me convencem muito e ainda para mais estava a "murrinhar" bastante o que não ajuda...

Talvez por ter usado a banda da polar durante muito tempo, mas neste caso deve andar lá próximo porque nas subidas para manter o ritmo tive de controlar bem a respiração 3 ou 4 vezes para deixar de estar algo ofegante (as unicas alturas que estive) e como sabemos depois de "esticar a corda" num desporto de média/longa distancia a um ritmo certo é difícil baixar consideravelmente a pulsação.

As subidas eram realmente grandes, ainda agora estava a descrever a um amigo, inclinação do género estação de S.Bento até ao Jornal de Noticias e duas delas bem mas bem mais compridas!!

Foi duro mas também deu gosto! :)

Deu média de 171, maximo de 194.

Já agora média de cadência de 183 ppm e 1.12m a média da distância de passada.

Uma coisa que não gostei na prova e que se nota mais em velocidades "tartaruga" como é o caso :mrgreen: foi a inclinação da estrada, o asfalto estava perfeito e só pisamos 10 metros de paralelo perto do final mas havia zonas com muito "relevé" andei bastante ao zig zag para correr na superficie o mais plana possível.

Nunca é agradável mas foi igual para todos..

Encontrei agora esta fotografia..

Iamos no km 16 e tinha acabado de dar " uma força" aquela senhora! :D

Imagem
KTM 300 XC
TiagoCar12
Ready To Race

Mensagempor HelSilva » segunda jan 22, 2018 9:45 pm

A maratona de Ovar é mais "simpática", sem grandes subidas (já me disseram que a de Coimbra ainda é melhor).
Esse tempo oficial de 1h44 é tempo total ou tempo líquido?

Continua a dar-lhe, tás em boa forma :wink:
HelSilva
HelSilva
Moderador

Mensagempor TiagoCar12 » terça jan 23, 2018 12:36 am

O meu amigo falou-me bem na Coimbra mas acho que numa parte têm o piso muito degradado e estraga um bocado o resto.

A de Ovar quero ir este ano, falam (falaste) muito bem e é uma "prova icone" da corrida em Portugal!

Tempo de chip 1h44:01 tempo de prova 1:44:59

Muita estreita a partida, praticamente 1m para sair e ainda ficamos parados alguns segundos depois da linha de partida :?

Sim, a evolução está a ser boa (e os treinos comedidos) mas preciso de treinar velocidade e apostar nas corridas longas para chegar bem á 1h36/37 na meia maratona que é o objectivo a curto/médio prazo.

Inscrevi-me há dias na Maratona do Porto em Novembro, nada com o um bom desafio!!!! Aproveitei o facto de apanhar o valor de inscrição mas baixo....

Mas para fazer os 42km a cerca de 5m/k como tenho em mente vou ter de comer alguma ou bastante sopa...ou mesmo sola como o dicionário do Iphone acabou se sugerir!!! :o :lol: .....e a verdade é que não queria fazer muito mais do que isso..

Quero fazer e fazer BEM :wink:

Sem lesões e com vontade de treinar para prova rainha (que é um grande compromisso como sabes) eventualmente como quase em tudo na vida se quisermos mesmo acabamos por chegar lá!
KTM 300 XC
TiagoCar12
Ready To Race

Mensagempor Chaves » terça jan 23, 2018 4:07 pm

Sempre a evoluir Tiago!

Eu ultimamente não tenho corrido mais do que 1 ou 2 vezes por mês pq falta tempo e energia. Apesar disso, nunca gostei mto de ultrapassar os 12 kms, ou 1h.. Continuo a preferir andar de mota, e "jogar futebol" a meio da semana..
O mais importante para mim, é como referes, "fazer bem", sem lesões e com prazer.
Chaves
Moderador

Mensagempor TiagoCar12 » terça jan 23, 2018 6:03 pm

Têm de se evoluir! :D

Eu também não gostava de correr mais de 10km mas é tudo uma questão de hábito.

Agora 10/12 km´s "sabe a pouco"......engraçado como a perspectiva muda com o tempo!!

Futebol joguei muitos anos, só um jogo há segunda feira tivemos mais de 10 anos sempre com o mesmo grupo, nunca tive grandes lesões e os jogos eram pacificos mas fartei-me um bocado e tenho visto muita gente com lesões graves o que me assusta! :?

È mesmo como dizes, por gosto e de preferência sem "problemas".

Acabei de marcar a próxima meia maratona com o meu amigo que me acompanha nas corridas, vai ser em Lisboa dia 11 de Março ou em Braga no dia 25 do mesmo mês.

Vamos decidir esta semana mas estamos mais virados para Lisboa....é Gold Race da IAAF é plana e rápida....aliás até detém o recorde do mundo da distância.

E deve ser engraçado partir do tabuleiro da 25 de Abril! :)

A de Lisboa está a 6 semanas a de Braga a 8...como o trabalho foi feito para esta de Viana pouco tem de se inventar e se for á de Lisboa quero tentar 1h40/41, a de Braga têm bastantes subidas nos viadutos e vai ser mais complicado..
KTM 300 XC
TiagoCar12
Ready To Race

AnteriorPróximo

Voltar para OFF-Topic

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante