Clube KTM Portugal

Clube Oficial KTM

KTM 1290 Super Adventure

Tudo sobre comer pó durante longas distâncias.

Moderadores: ElioSilva, Chaves, HelSilva, Miglim, Paxx

KTM 1290 Super Adventure

Mensagempor VítorF » sexta ago 22, 2014 11:44 am

No início desta semana demos-lhe a conhecer a KTM 1290 Super Adventure, a nova versão da maxitrail que a marca austríaca está a preparar para lançar no mercado em 2015.

Pois bem, como gostamos que os leitores e fãs da Revista MOTOCICLISMO estejam sempre um passo à frente dos restantes amantes do mundo das duas rodas, iremos adiantar aqui, em exclusivo, mais alguns detalhes sobre o que poderemos esperar desta nova 1290 Super Adventure.

De acordo com o que conseguimos confirmar, esta versão musculada da Adventure irá de facto utilizar o mesmo motor LC8 que equipa atualmente em exclusivo a supernaked 1290 Super Duke R.

No entanto, e ao contrário do que inicialmente tínhamos adiantado, a KTM efetuou importantes alterações ao bicilíndrico de 1301 cc. A mais importante é que a potência desce dos 180 cv para um valor de 160 cv, o que não sendo tão estratosférico como inicialmente se poderia pensar, é ainda assim uma potência que deixa a Super Adventure bem à frente da concorrência direta.

Se a potência recordista para uma maxitrail não é o que está à procura e quer mesmo é ter uma moto com força desde o arranque e que consiga “trepar” por cima de qualquer obstáculo, mesmo carregada de malas e dois passageiros em cima dela, e embora não tenhamos o valor final confirmado, sabemos que o binário da 1290 Super Adventure foi trabalhado pelos engenheiros da KTM para que agora apareça ainda mais abaixo nas rotações.

Podemos por isso esperar uma moto com força assombrosa, mas a entrega é mais suave do que na Super Duke R, desde as 2.000 rpm!

Colocando um pouco em perspetiva, o caro leitor poderá pensar: mas faz sentido para a KTM lançar no mercado uma moto que tem praticamente a mesma potência da 1190 Adventure, que tem apenas mais cerca de 100 cc e que tem uma imagem praticamente inalterada?

A resposta é sim! Faz todo o sentido.

De acordo com o que conseguimos apurar, a KTM pretende atacar diretamente uma das motos mais procuradas do segmento: a BMW R1200GS Adventure. Em Mattighofen acreditam que necessitavam por isso de dar um “retoque” à conhecida 1190 Adventure, e criaram o que se pode chamar de versão “Adventure” da… Adventure.

A 1290 Super Adventure terá mais autonomia, uma eletrónica aprimorada para grandes viagens – em estrada ou fora dela –, mais conforto, as mais recentes inovações tecnológicas como o sistema ABS MSC, suspensões eletrónicas, maior proteção aerodinâmica e vem equipada, claro, com “gadgets”, proteções de motor e conjunto de malas.

Se isto não o deixa de água na boca, então não deixa de comprar a edição de setembro da sua Revista MOTOCICLISMO, que estamos neste momento a preparar para si, e em que lhe vamos dar a conhecer, com detalhes, outras coisas que a KTM está a preparar já para 2015 e também para os próximos dois a três anos.

Não só confirmamos algumas coisas que já se esperava, desmentimos alguns rumores, e dizemos o que vai aparecer de novidades em todos os segmentos da gama KTM! A não perder.


http://www.motociclismo.pt/index.php?op ... &Itemid=51

Imagem
Qualquer semelhança com o acordo ortográfico foi pura distracção ou sentido de humor!
Avatar do Utilizador
VítorF
Membro Honorário
 
Mensagens: 5724
Registado: sexta fev 13, 2009 5:16 pm
Localização: Ponta Delgada

Re: KTM 1290 Super Adventure?

Mensagempor VítorF » sexta ago 22, 2014 11:46 am

Este nível de cavalagem já começa a ser um abuso para qualquer trail, eu diria mesmo para qualquer mota, mas isto sou eu.
Qualquer semelhança com o acordo ortográfico foi pura distracção ou sentido de humor!
Avatar do Utilizador
VítorF
Membro Honorário
 
Mensagens: 5724
Registado: sexta fev 13, 2009 5:16 pm
Localização: Ponta Delgada

Re: KTM 1290 Super Adventure?

Mensagempor MiguelSantos » sábado ago 23, 2014 7:12 am

Há uns anos atrás registou-se uma corrida, na parte da cavalagem das desportivas e superdesportivas... pelos vistos chegou às trail... e a KTM foi atrás da moda.

Nunca gostei da estética da 1190... conduzir gostei mas se me levava a trocar pela minha 990??
Nem morto... esta ação era o que a KTM esperava dos seus clientes e novos.... coisa que não aconteceu como esperavam e como tal, remodelaram a mota, passando para 1290...

Sendo sincero, a única coisa que me atrai na mota são as jantes, acho giras 8) e a minha 990, além de gira, devia de curvar como o caraças com elas!

Resumindo... 990 forever :D

Nota: opinião pessoal
Avatar do Utilizador
MiguelSantos
Laranja Mecânica
 
Mensagens: 528
Registado: sexta fev 26, 2010 9:33 am
Localização: Oeiras, LIsboa

Re: KTM 1290 Super Adventure?

Mensagempor VítorF » sábado ago 23, 2014 10:25 am

A minha Super Ténéré tem "apenas" 110 c.v. e não preciso nem de mais 1, quanto mais de 50 ou 60 :roll:

É um abuso, mas encontrará muitos utilizadores de certeza. Não avançaram para este modelo em vão...
Qualquer semelhança com o acordo ortográfico foi pura distracção ou sentido de humor!
Avatar do Utilizador
VítorF
Membro Honorário
 
Mensagens: 5724
Registado: sexta fev 13, 2009 5:16 pm
Localização: Ponta Delgada

Re: KTM 1290 Super Adventure?

Mensagempor Miglim » segunda set 22, 2014 10:04 pm

Será que resolveram o problema do calor entre as pernas?
Speedy Miglim ________________________________________________________________4Ever 2Fast 4You
Avatar do Utilizador
Miglim
Site Admin
 
Mensagens: 9974
Registado: segunda set 10, 2007 8:03 pm
Localização: Agueda

Re: KTM 1290 Super Adventure?

Mensagempor Chaves » terça set 23, 2014 9:47 pm

Miglim Escreveu:Será que resolveram o problema do calor entre as pernas?

Conheço algumas mulheres que também têm esse problema.. :roll: normalmente uma "mangueira" resolve isso temporáriamente! :)
Seria preciso ter a necessidade do pobre para gozar da fortuna do rico!
_________________GENERIC Enduro 250 2t ™_________________
Avatar do Utilizador
Chaves
Moderador
 
Mensagens: 2955
Registado: sábado abr 23, 2011 8:20 am
Localização: Vlc, Aveiro

Re: KTM 1290 Super Adventure?

Mensagempor Miglim » terça set 23, 2014 10:41 pm

A BMW com o seu boxer aquece pés (é para velhos) já a KTM é bem mais sensual! ;) ;) ;) ;) ;)
Speedy Miglim ________________________________________________________________4Ever 2Fast 4You
Avatar do Utilizador
Miglim
Site Admin
 
Mensagens: 9974
Registado: segunda set 10, 2007 8:03 pm
Localização: Agueda

Re: KTM 1290 Super Adventure?

Mensagempor VítorF » terça set 30, 2014 1:12 pm

Imagem

http://www.visordown.com/motorcycle-new ... 25638.html

KTM HAS just officially unveiled the new 1290 Super Adventure, using the 1301cc V-twin engine from the 1290 Super Duke R.

The Super Duke R's power plant has been detuned from 180hp to 160hp with new cylinder heads.

The Super Adventure gets KTM's Motorcycle Stability Control system, otherwise known as cornering ABS, which prevents the front washing out under braking in a bend, as well as limiting the tendancy of the bike to stand up and go straight on.

The new performance adventure model also gets semi-active suspension, cruise control and heated seat and grips.

Options include 'electronic hill hold control'.

KTM are going so far as to call it 'the safest motorcycle in the world'.

The firm's release said:

'THE 1290 SUPER ADVENTURE:

The name says it all. Embodying superlative technology in every respect, this bike aims at the segment of luxury touring machines, which is new for KTM, as far as its power, comfort and equipment goes – but of course with an explicitly dynamic touch. To ensure furious fervour, the KTM developers implanted the new KTM 1290 SUPER ADVENTURE with a development of the powerful V2 power pack from the KTM 1290 SUPER DUKE R. And in order to live up to its name in every detail, the new travel flagship offers a uniquely comprehensive equipment package including the motorcycle stability control MSC, the traction control MTC, a semi-active WP suspension, and cruise control. THE KTM 1290 SUPER ADVENTURE comes with the newly developed cornering headlights as standard. In addition the motorcycle can be equipped with the electronic hill hold control HHC. In short: the KTM 1290 SUPER ADVENTURE is the new benchmark for dynamism and innovative technology.

With the new KTM 1290 SUPER ADVENTURE, KTM re-writes the history of the ultimate travel enduro. After defining new benchmarks of the segment already with the KTM 1190 ADVENTURE, they now add even more displacement, more power, more equipment, more comfort and more safety to raise the bar for the competition by another couple of notches. To this end, the developing engineers helped themselves to the cylinders, pistons and connecting rods of the 1301 cc V2 of the KTM 1290 SUPER DUKE R. They developed new cylinder heads and a new crankshaft to go with these, in order to give the KTM 1290 SUPER ADVENTURE 160 hp and optimise the engine characteristic for super enduro duty with some extra flywheel mass. Already exemplary on the KTM 1190 ADVENTURE, ride comfort was once again increased on the KTM 1290 SUPER ADVENTURE. For example, wind protection was optimised with a new windshield that the rider can adjust with a single hand. A heated seat and heated grips exude comfortable warmth if needed, and a large 30-litre tank provides an adequate range.

EVERYTHING MODERN TECHNOLOGY HAS TO OFFER

Already extensive, the rider assistance package with its multi-mode electronic suspension, Ride Mode technology and stability control MSC including the multi-stage, combined C-ABS and traction control MTC has been expanded yet again for the new flagship among KTM travel enduros with an electronic cruise control and standard tire pressure monitoring. The innovative WP semi-active Suspension system which adapts the damping rates perpetually in real-time to the riding surface and rider is also standard, just as the LED cornering headlights. In addition, a hill hold control is available as an option for the KTM 1290 SUPER ADVENTURE, as well as the engine drag torque control that prevents the rear wheel from losing grip, should the rider chop the throttle or pop the clutch on a downshift. At the current state of technology, no travel enduro could offer more in the way of rider assistance and safety systems than the KTM 1290 SUPER ADVENTURE.

THE WORLD SAFEST MOTORCYCLE IN THE WORLD

The new KTM 1290 SUPER ADVENTURE pulls off the balancing act between the comfort and equipment of a luxury tourer on the one hand and the low weight, awesome dynamism and exemplary safety of a typical KTM travel enduro on the other. But beyond the incomparable suspension and all the rider assistance, it is the stability control MSC that makes it the safest motorbike in the world, launched for the first time last year in the KTM 1190 ADVENTURE and KTM 1190 ADVENTURE R models. Developed in close cooperation with Bosch, this riding dynamics control ensures that the anti-lock brakes and traction control of the KTM 1290 SUPER ADVENTURE are controlled with respect to the current lean and dive angles, which means they even work while leaned over and cornering. This way, MSC prevents the wheels from skidding while leaned over, as far as is possible within the limits of riding dynamics. This creates the perfect prerequisites for maximum dynamism and pure riding enjoyment, combined with optimum safety. And it not only makes the KTM 1290 SUPER ADVENTURE the world’s most uncompromising luxury travel endure but also the safest motorcycle in the world.'
Qualquer semelhança com o acordo ortográfico foi pura distracção ou sentido de humor!
Avatar do Utilizador
VítorF
Membro Honorário
 
Mensagens: 5724
Registado: sexta fev 13, 2009 5:16 pm
Localização: Ponta Delgada

Re: KTM 1290 Super Adventure?

Mensagempor VítorF » quarta Oct 01, 2014 9:31 pm

Jasus!

"A começar na potência do motor, regulada através de diversos modos de condução, passando pela embraiagem deslizante e pela suspensão WP semi-inteligente, ou pelo ABS 9ME da Bosch que controla a travagem também em curva, não esquecendo o mais recente luxo (já apresentado pela BMW) que é controlo de arranque em subidas, ou os faróis LED especiais que, acionados pelo inclinómetro, iluminam o interior das curvas, isto para não falar no depósito com capacidade para 30 litros de combustível, o cruise control, os punhos aquecidos, e mais uma infinidade de equipamento e regulações..."

http://www.motociclismo.pt/index.php?op ... &Itemid=51
Qualquer semelhança com o acordo ortográfico foi pura distracção ou sentido de humor!
Avatar do Utilizador
VítorF
Membro Honorário
 
Mensagens: 5724
Registado: sexta fev 13, 2009 5:16 pm
Localização: Ponta Delgada

Re: KTM 1290 Super Adventure?

Mensagempor playbiker » quinta Oct 02, 2014 8:25 am

Miglim Escreveu:A BMW com o seu boxer aquece pés (é para velhos) já a KTM é bem mais sensual! ;) ;) ;) ;) ;)

A BMW lançou aquela 900 retro (nineT, acho eu) e como sou apreciador do estilo, confesso que aquilo me despertou a curiosidade; aproveitei uma demonstração da gama dum concessionário da zona e fui me sentar numa, pressionei o botão de arranque com a descontracção com que normalmente o faço (lembro que uso regularmente uma Truxton e uma 916 para além das TT) e o torque do motor ia me atirando ao chão antes de pegar... e a acelerar parado, o mesmo desequilíbrio sempre a atirar a mota para o mesmo lado... Este conceito transcende me e numa trail torna se anedótica a desproporção de largura face a uma Adv. .. :?
playbiker
Ready To Race
 
Mensagens: 4185
Registado: terça abr 22, 2008 2:47 pm
Localização: Fig. Foz

Re: KTM 1290 Super Adventure?

Mensagempor ElioSilva » sexta nov 21, 2014 3:38 am

Gosto muito.... :D :D :D



:wink:
Imagem
Avatar do Utilizador
ElioSilva
Moderador
 
Mensagens: 1786
Registado: sábado mai 31, 2008 9:33 pm
Localização: Vila do Conde-Porto

Re: KTM 1290 Super Adventure

Mensagempor VítorF » quinta nov 27, 2014 11:24 am

Nada mais barato! :roll:

Imagem
Qualquer semelhança com o acordo ortográfico foi pura distracção ou sentido de humor!
Avatar do Utilizador
VítorF
Membro Honorário
 
Mensagens: 5724
Registado: sexta fev 13, 2009 5:16 pm
Localização: Ponta Delgada

Re: KTM 1290 Super Adventure

Mensagempor Bruno Botelho » quinta nov 27, 2014 12:58 pm

Até dói... :evil:
Boas Curvas!
Bruno Botelho
KTM LC8 950 ADVENTURE & KTM EXC 400 - Ready To Race

http://www.motoazores.com/
Avatar do Utilizador
Bruno Botelho
Laranja Mecânica
 
Mensagens: 676
Registado: quarta Oct 12, 2011 11:06 am
Localização: São Miguel - Açores

Re: KTM 1290 Super Adventure

Mensagempor Paulo Li » segunda dez 08, 2014 9:32 pm

VítorF Escreveu:Nada mais barato! :roll:

Imagem


Se for mesmo esse o preço, em relação á concorrência não acho caro, face aos extras apresentados de origem, mas que são 20mil é sempre puxadote.... para quem não quer gastar mto tem sempre a Adv1050.
Li Mene
Paulo Li
clementina
 
Mensagens: 26
Registado: terça abr 19, 2011 10:44 pm
Localização: Matosinhos Origem: Lisboa

Re: KTM 1290 Super Adventure

Mensagempor VítorF » sexta jan 30, 2015 12:15 pm

Retirado daqui: http://www.motorcyclistonline.com/2015- ... /?image=21

Great rivalries are fine entertainment. Think Harley-Davidson and Indian. Triumph and BSA. Honda and Yamaha. Now imagine BMW and KTM . For the last couple of years, the not-so-little company from Mattighofen, Austria, has been bore sighting BMW with a raft of charismatic but still technically cutting-edge products. Once satisfied to dominate off-road racing and the dirt bike sales that goes with it, KTM has outgrown those constraints. It wants BMW bloodied.

Imagem

Imagem

(...)

Imagem

Imagem

So, let’s look at the similarities between the 1290 Super Adventure and BMW’s R1200GS Adventure, the machine most in the KTM’s sights. Modern, liquid-cooled twin-cylinder engine. Check, though the KTM’s is bigger. Semi-active suspension. Check. Heated contact points for the rider. Check, though the BMW doesn’t have a heated seat except as an option. The latest in engine-control electronics. Check. Fuel to go 300-plus miles on a tank. Check. Adjustable ergonomics. Check. If you’re humming “everything you can do I can do better,” you get the idea.

Final line item: price. Here, KTM holds the advantage. For the US market, the 1290 SA comes with plastic-frame/alloy-clad hard saddlebags with a combined capacity of 73 liters. It already has all the other features baked in, from the semi-active suspension to KTM’s version of a hill-holder feature that keeps the brakes applied so you can drive off an incline without drama. All for $20,499. A BMW R1200GS Adventure starts at $18,495 but quickly gets above $20K with the options needed to match the KTM. Then add luggage. Our best guess is that the KTM will be around $4,000 less expensive when comparably equipped.
In the corporate rivalry that has KTM trying to vanquish one of BMW’s best loved, longest developed, and inherently good bikes there is more than mere entertainment value. There are, and will be, some truly great motorcycles.


Imagem
Qualquer semelhança com o acordo ortográfico foi pura distracção ou sentido de humor!
Avatar do Utilizador
VítorF
Membro Honorário
 
Mensagens: 5724
Registado: sexta fev 13, 2009 5:16 pm
Localização: Ponta Delgada

Próximo

Voltar para KTM Trail

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante